Crônica publicada no Jornal Vale da Eletrônica dia 06/03/2010
Dias felizes vividos no carinho familiar.
Surpresas de Carnaval
Rita Seda
Passamos os dias de folia em um lugarzinho escondido, numa propriedade rural. Foi um descanso, em meio a tantas peripécias da vida. Fartamo-nos de admirar a paisagem, recheada de variados tons de verde, do colorido das flores lindas e perfumadas; até o ar tem algo diferente, a água é límpida e cantante em suas corredeiras. As estrelas são muito mais brilhantes, as aves, livres, deslumbram, com seus gorjeios e revoadas. Até as aeronaves tem um quê de romantismo num lugar afastado como esse...
Num dos dias fomos até Campanha, a cidade berço do Sul de Minas, Uma cidade respingando historia. Ela já hospedou a Princesa Isabel, e teve sob seu comando as vilas e cidades que iam surgindo por aqui. Seus casarões coloniais, muitos deles bem conservados, são um marco da historia. Conhecemos o Colégio Sion, onde a nata da região estudava, que bela construção! Quantas senhoras, daqui, viveram sua mocidade dentro daquelas paredes!
Deve ter sido o melhor educandário do Brasil naquela época.
Campanha foi a sede dos Correios no Sul de Minas. Padre Vitor, venerado por muitos e hoje aclamado como candidato a canonização, foi nascido em Campanha. Vital Brasil também. Alvarenga Peixoto e sua amada Bárbara Heleodora viveram lá. Ele, o inconfidente poeta, que ajudou a planejar a Inconfidência Mineira e fez a primeira manifestação abolicionista. Consta ser de sua autoria o lema “Libertas Quae Será Tamem”. “Bárbara bela, do norte estrela...”com esta e tanta outras poesias inspiradas em sua musa, ele enriqueceu a literatura nacional e desnudou o profundo amor que alimentou sua alma. Traídos por um companheiro ambicioso e nem um pouco patriota, foi deportado junto com seus companheiros. Que audácia de Dona Maria I interromper um amor tão romântico! Numa das casas encontramos uma placa afirmando que ali morou Bárbara Heliodora. Simples.
Quantos sonhos, quantos amores, deve ter acalentado aquela cidade, que hoje se sobressai por ser histórica, mostrar casarões coloniais e museus, mas também por suas fábricas de artesanato. Ali se fabrica tapetes, do arraiolo ao de tear, artesanato em madeira, sizal, lã, bambu, tecido, gaiolas de arame,etc.
Fomos visitar a Catedral e para nossa surpresa, encontramos Monsenhor José Hugo, que nasceu em Natércia, mas morou e estudou em Santa Rita por algum tempo, em casa de seu avô. Tem aqui muitos parentes; a família do Sr.Antonio Silva, pai de dona Arilda Silva Araújo, e outros que fazem parte dessa conceituada família. É tio, também, da amiga Celina Marques Teixeira, mãe do meu ex-aluno José Hugo, que encontrei hoje e que me disse que já é avô. Quatro netos! Parabéns à família toda. Estou ficando velha... Alfabetizei esse avô!!! Mas é gratificante estar aqui para ter a felicidade de festejar com ele, a quem muito estimo.
A Catedral de Campanha, é uma das três maiores, feitas em taipa, que existem no Brasil. É de muito bela e preservada arquitetura e tem algumas particularidades interessantes: uma Via Sacra, pintada em tamanho grande, nas paredes laterais. O quadro da Verônica chama a atenção para o detalhe da barra da sua veste, toda decorada com a Bandeira do Brasil. No mínimo, curioso. O Brasil enxugando o rosto ensangüentado e suado de Cristo! Que ótimo se fosse verdade! Num nicho, a imagem em tamanho natural do Santo Padre Pio, vestida com um hábito que lhe pertenceu e, obvio, usou. É interessante! Pode até ser que ele usasse essa veste em alguma ocasião em que recebeu a família do Sr.Manoel Vitorino, nosso conterrâneo... A outra particularidade é uma imagem do Senhor dos Passos, obra de Aleijadinho. Nem precisa comentário... Verdadeira riqueza histórica.
Bem, bati a carteira do Ivon, enfocando um pouco de historia...Mas essa foi a história do nosso carnaval, do nosso descanso, da nossa vida! Perdão, meu querido esposo, mas não podia deixar passar em branco e uma coisa puxa outra, né?
Blog de cronicas e poesias por Rita Seda Pinto.
Pages
Perfil
- Rita Seda Pinto
- Santa Rita do Sapucai, MG, Brazil
- Esposa, mãe, avó e bisavó. Sou muito família. Aprecio leitura e música. Gosto de ter amigos e conversar. Especialmente com Deus.
Seguidores
Marcadores
- Ação de graças (1)
- amor (1)
- crônica (22)
- Delfim Moreira (1)
- Fé (1)
- frutas (1)
- Jesus (1)
- louvor (1)
- Magnólia (1)
- marmelos (1)
- Minha plantação de trigo... (1)
- Os bisavós corujas com Makito e Yasmin. (1)
- peras (1)
- perfume (1)
- plantação (1)
- pombal (1)
- Rita Seda (24)
- ritapolis (1)
- São João DÉl Rei (1)
- Tiradentes (1)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Top 5
-
O caroço Bastos Tigre Uma poesia da minha infância Eu comi ontem no almoço ...
-
Ritápolis Rita Seda Alguém até pode pensar que eu adoro estrada, pois sempre estou contando aventuras de alguma viagem. Mas não é bem ...
-
Placa em casa onde morou Bárbara Eliodora, em Campanha, MG.
-
Plante um jardim! Além das belas flores você terá abelhas, passarinhos e borboletas. E cores, movimento, mel e melodias!!! ...
-
Planejada por Luis Henrique, sonhada pela Leticia e sempre visitada por muitos... É um pedacinho do Céu. Bem no alto, de onde se enxergam v...
1 comentários:
Quanta história, Rita!!!
Quanta riqueza!!!
Nosso Brasil é lindo, abençoado, né???
Quanta beleza escondida, e nós as desconhcemos!!!! Que pena!!!
Belo carnaval, hein!!!
Longe da folia, do barulho!!!
Bom demais.....Beijos
Postar um comentário