11 de janeiro de 2010 | By: Rita Seda Pinto

adolescentes em férias...

Adolescentes em férias em tempos modernos

Janeiro de 2010



Passou o Natal. Foi excelente, mas nada permite que um dia dure mais que 24 horas. Assim, chegou dia 26 e o Natal deu lugar a outro dia. Veio a passagem do ano. Muita comemoração, abraços e beijos aos montões, mas também passou... Foi tudo muito legal, mas alguns da família voltaram ao trabalho, outros saíram de férias...ah, mas restaram os adolescentes!

Foi hora, então, de reviver a adolescência dos próprios filhos. Assemelham-se em alguns pontos com os pais! Mas diferem em outro tanto! Falam, gritam, riem, comem, fazem extravagâncias como seus pais, mas há uma grande diferença: o sono. Em outros tempos dormia-se de noite e de manhã todos saltavam da cama, tomavam um lanche reforçado e procuravam algo para fazer. passear, nadar, namorar,ler, jogar futebol ou vôlei, brincar conversar... Hoje é diferente: podem até acordar e sentar à mesa à hora do almoço, se tirados da cama à força, mas a maioria volta para a cama e dorme. Da tarde àté a manhã seguinte, o banho, o lanche, o CP, a TV, a guitarra, as conversas, o açaí, a casa. Fico perguntando a mim mesma: na capital ou cidade grande, a vida é assim, todos tem medo da rua, dos passeios ao ar livre. O costume tomou conta da cabecinha e do coração de todos os adolescentes?

Triste juventude presa dentro de casa, e pior, ainda, matando seu dia! Perdendo o nascer do sol, o ar puro de uma cidade interiorana, as belezas da natureza, os costumes e as alegrias de viver o DIA! Será que viraram corujas? Coruja é um animal noturno porque é essa a sua natureza. Eu sempre soube que as pessoas que são obrigadas a trocar o dia pela noite em função do trabalho custam a se adaptar e anseiam voltar a viver normalmente.. Disseram que é modismo. Que as aulas não deviam ser de manhã, pois, mesmo em aula, estão mais dormindo do que acordados, não entendem as aulas, perdem média e ficam irritados. Quem disse é adulto...

Sabem o que eu acho? Os costumes mudaram porque a tecnologia é menos vigiada à noite (os pais tem que dormir, passam o dia dando duro)! Os pais não põem limites. Não estão aí para brigar, discutir, sabem que saem sempre perdendo. Querem mais é viver sem estresse.O maior perdedor nesse caso são os filhos. Será que conseguirão reverter a situação e viver vida normal quando se tornarem adultos? Que futuro os aguarda? Pobres adolescentes que não tiveram limites para viver uma vida normal.