13 de dezembro de 2011 | By: Rita Seda Pinto

Noite de Natal

Noite de Natal
Rita Seda

Natal de Jesus, natal da humanidade...
Ser mãe, apesar das tribulações, tem suas compensações. Ter nos braços uma criaturinha que esteve escondidinha dentro da gente é a primeira delas. Um grande mistério tudo envolve, impossível entendê-lo. Principalmente no tempo em que tive meus filhos. Não existia pré-natal ainda, a gente consultava o médico obstetra porque já tínhamos certa noção de responsabilidade e queríamos saber o andamento da gestação. Acabava-se dando à luz pelas mãos de alguma irmã parteira e da inesquecível Filomena. Só se chamava o Dr.Edmundo se havia complicação no parto. No Hospital havia uma sala especial para partos, ainda não havia a maternidade separada. Recebia-se visitas, as mamães eram muito bem tratadas e nenhuma saía de lá antes de três dias. O bebê ficava no quarto da mãe, não havia berçário. Na força da fé em Deus, vencíamos.
Os métodos e aparelhagem da medicina evoluíram e hoje é possível que pessoas credenciadas assistam partos de entes queridos pela Internet do outro lado do planeta. Que avanço!
Imagino o tempo de minha mãe. Ter 15 filhos em casa, assistida por uma “curiosa” como chamavam as parteiras naquele tempo. Como fui a última, não sei dizer como era, só imagino!Mas Deus estava com ela. Minha mãe tinha uma fé que tudo superava. E as outras mães, claro que também se apegavam à fé.
Fico imaginando a Virgem Maria. Menina moça, viajando em cima de um animal, sabendo que carregava dentro de si o Filho de Deus... Ela foi amor, mansidão e aceitação. Não era o personagem principal, era a arca que o carregava. Era um coração repleto de perguntas. As dúvidas ela resolvera com o Anjo São Gabriel no momento da Anunciação, mas o mistério permanecia, só podia ir aceitando os fatos, o que fazia com amor de mãe e de quem estava em Deus. José foi o valioso apoio em todos os momentos. Os dois eram os responsáveis pelo Menino. Tenho grande admiração por esse casal que Deus escolheu para tal tarefa. José, o Homem Justo, no dizer da Bíblia e Maria, a Virgem Pura que foi preparada para trazer ao mundo o Salvador. Tornou-se Mãe da humanidade aos pés da cruz. Seus cuidados por nós já existiam nela, pois nas Bodas de Caná, com jeitinho materno, levou Jesus a realizar o seu primeiro milagre em favor dos noivos que não tinham mais vinho para oferecer aos convidados. Por isso lembro a quem me lê:”Peça à Mãe que o Filho atende!” Sagrada Família de Nazaré! És o centro do presépio e estás no centro do mundo para dar exemplo às nossas famílias!

1 comentários:

Silvinh@ disse...

Rita, minha querida amiga! Linda a relação que você faz entre a sua maternidade, a de sua mãe e a de nossa MÃE MARIA . Perfeito! Aquela que no seu sim, mudou toda a História da Humanidade. Aceitou a Vontade de Deus na sua Vida, para que o Plano de Deus se concretizasse. Que a exemplo de Maria, estejamos sempre dispostas a aceitar os planos de Deus em nossas vidas, no silêncio e na obediência . SAGRADA FAMÍLIA : JESUS, MARIA E JOSÉ , ROGAI POR. NÓS, POR NOSSAS FAMÍLIAS E POR NOSSOS AMIGOS!

Postar um comentário