17 de maio de 2012 | By: Rita Seda Pinto

Decepções

Você já viu uma calçada de cimento com vários cortes verticais, fundos, plantados de grama? Eu também vi. Gostei e quando fomos reformar nossa casinha na chácara quis copiar o modelo na frente da casa. Ficou linda! Sempre que podia regava a grama e quando precisava podar eu o fazia delicadamente com minha tesoura de poda. Durou uns bons anos. Dia destes, pedi ao meu ajudante que “coroasse” as roseiras que ficam no canteiro ao lado da calçada e estavam ficando sufocadas...de tanto mato! Tempo de chuva é assim mesmo, crescem as roseiras, mas o mato cresce bem mais! Ele faz os serviços na chácara quando quer e pode, pois presta este mesmo serviço em muitas outras chácaras perto da nossa e tem as chaves. Pessoa de extrema confiança. Não estava lá quando ele o fez. Não me preocupei, estou acostumada com seu trabalho bem feito. Ao chegar, dias depois, nem parei para observar a calçada, agi normalmente realizando minhas tarefas. À tardinha fui regar minhas flores. Geralmente é nessa hora que eu podo, que eu vejo os progressos de cada pezinho de planta. Quando cheguei à calçada para regar e varrer, quase perdi o fôlego: meu fiel ajudante havia colocado ”randap” e matado minha grama. Estavam sequinhas, amarelas, mortas! Não lhe disse nada. Não perguntei nada. Para quê? O que está feito, feito está. Não se pode remediar. A dor era minha e da calçada. Nem nas gramas havia mais dor. Já não tinham vida. E ele, certamente, não fez por mal. Se a gente sente tanto a perda de umas fileirinhas de grama que cuidou durante anos e amou antes até, de tê-las, como são doloridas as perdas das pessoas que amamos... Pessoas que vivem perto, pessoas que vivem longe, mas que têm lugar especial em nosso coração! Sabemos que elas estão fazendo o percurso natural da vida e que o chamado vem de Deus para uma vida melhor, fechando o ciclo da existência nos braços do Pai, mas como dói! O melhor a fazer por elas deve ser o que eu fazia com minha grama: ter cuidados e dar afagos em vida, porque depois que se vão, o que ficou sem fazer, é problema sem solução. Vamos demonstrar mais afeto a quem está perto ou longe de nós e que nós amamos de coração? Para quem está perto, sejamos afetuosos e valorizemos sua presença; para quem está longe, não tem desculpa, podemos contar com tantos meios de comunicação! Alguns culpam a falta de tempo... A vida está corrida para todos porque está sendo mal usada. Os valores estão invertidos e a sede de fazer só o que dá lucro e prazer tomou conta da humanidade. A vida complicou-se em nome da pressa. Queremos tudo para ontem... Não sabemos mais planejar, esperar, preparar, curtir os momentos. Curtir quem amamos. Para onde caminha o homem? É preciso acordar!

0 comentários:

Postar um comentário